quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

A Gorda tem nome composto.


Assim como eu, A Gorda tem nome composto. O dela é Gorda Interior Compulsiva, e ela faz juz ao nome.

Geralmente a compulsão vem quando tenho algo que ainda não está concluído e que não depende mim. O detalhe é que a maioria das coisas não depende exclusivamente da gente. Não somos uma ilha (que bom!) e por isso dependemos de outros. Outras coisas se resolvem somente com o tempo e o que nos resta é esperar esse tempo passar.

Estou num momento exatamente assim, de esperar o dia chegar e então ver o que devo fazer. A parte que dependia dos outros e de mim já foi. Era a oportunidade que A Gorda estava esperando.

Almocei com minha amiga-irmã Carol num restaurante fantástico! Tudo saudável. Pedi meu prato sem arroz integral e não deu para substituir por mais vegetais. Conclusão: comi menos que o normal. A Gorda já começou a me dizer "compra uma alfarrobinha, é light, diet, sem lactose e sem gluten. Você tem margem!". E eu fui na dela. Separei meia porção assim que cheguei no trabalho o que daria umas 50 calorias. Comi. Completei a porção. Mais 50. Li o rótulo, fiz a conta e aceitei a proposta de comer a caixa toda, o que dá umas 250 calorias. No meio do caminho fui percebendo que não estava caindo bem, mas A Gorda já tinha dominado. Comi tudo. E não demorou para sentir que além de ossos, também tenho fígado. Alfarroba tem uma quantidade razoável de gordura e meu fígado não está acostumado. Solução: dois copos de chá de boldo. O legal foi ver que já não é tão ruim assim porque meu paladar também mudou.

Vou engordar por conta destes 80 gramas de alfarroba? Provavelmente não. Mas precisava ter comido tudo, e mesmo com o corpo dando sinais para parar? Definitivamente não. Que raiva, e não é dA Gorda. Como eu sou fraca. 

Para este vício, também vale a máxima "um dia de cada vez". Não existe guerra definitivamente vencida quando o inimigo está dentro de nós mesmos, a tal da cruz que temos que carregar diariamente. Ser a gente mesma não é fácil. Vem outro querer ser eu pra ver. O que depende de mim eu faço - isso quando não vem a bendita da procrastinação...

Além das outras pessoas e do tempo, tenho que lembrar que preciso descansar e não levar uma cruz que não me pertence. Como o Senhor cuida de tudo, é soberano,a mim cabe agradecer, agradecer, agradecer. E há mãos melhores para entregar a minha ansiedade? Garanto que as minhas não são.

“Por isso vos digo: nao andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo mais do que o vestuário? Olhai para as aves do céu; não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros, e contudo, o vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais do que elas? Qual de vós poderá, com as suas preocupações, acrescentar uma única hora ao curso da sua vida? Quanto ao vestuário, por que andais ansiosos? Observai como crescem os lírios do campo. Eles não trabalham nem fiam. Eu, porém, vos digo que nem mesmo Salomão, em toda sua glória, se vestiu como qualquer deles. Se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, não vestirá muito mais a vós, homens de pequena fé? Portanto, não andeis ansiosos, dizendo: que comeremos? Que beberemos? Ou: com que nos vestiremos? Pois os gentios procuram todas estas coisas. De certo vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas elas. Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Portanto, não andeis ansiosos pelo dia de amanhã, pois o amanhã se preocupará consigo mesmo. Basta a cada dia o seu próprio mal.”

Vou fazer como a minha mãe fazia quando  eu fazia algo errado. Vou chamá-la pelo nome completo e fazê-la pensar. Gorda Interior Compulsiva, junto!

Nenhum comentário: