quarta-feira, 12 de março de 2014

Barriguinha cheia

Um dos grandes erros que cometi em outras vezes que tentei emagrecer foi parar de comer. Ficava sem os nutrientes necessários e com a imunidade diminuída, ficava doente, daí tinha que voltar a comer, descontrolava A Gorda outra vez e lá ia todo o esforço para o espaço.

Quando me perguntam se fechei a boca para emagrecer, respondo que na verdade tenho comido mais do que antes. Como mais e como diferente.

Reeducação alimentar implica em deixar os velhos hábitos adquiridos por toda uma vida e literalmente reaprender a algo que é ligado a uma necessidade tão básica como respirar. Fácil não...

Além de ser reeducada, preciso controlar o vício. Ops, A Gorda. Olha o que tenho feito.

- Ninguém vive só de salada, mas o negócio é comer muuuuita salada para ter mais sensação de saciedade e conseguir ser mais forte quando a "jaca" estiver na frente. Não vale crouton, queijo ralado ou 2 voltas de azeite. E também legumes, muitos legumes ao vapor, cozidos, assados, refogados... A história do prato colorido é importante porque além dos nutrientes variados, fica bonito demais! 

- Sopa de legumes e verduras. E não só no calor. Um dos primeiros posts do blog fala sobre isso. 

- Sempre comer frango, peixe ou carne nas refeições principais. 

- Ter sempre o lanchinho a mão para os intervalos - também tem um post lá atrás, dá uma olhada. 

- Nunca deixar de tomar o café da manhã. Suco verde é uma boa opção para acompanhar.

Um dos erros neste processo é trocar as comidas preferidas dA Gorda pela versão light ou diet. Onde está a reeducação neste caso se o que se quer é continuar comendo as mesmas coisas? Não quero dizer que não se deva, mas é preciso aprender a comer coisas diferentes também e desenvolver o paladar para o que não tem açúcar, gordura e sal. Garanto que uma hora aprende, mas tem que insistir. 

Mantenha sua barriguinha cheia e nas horas certas. Sentir fome é um passo antes dA Gorda dar as caras. Dá pra manter sob controle. Ou pelo menos tentar. Ou tentar não ser tentada. Fica a dica.

Nenhum comentário: