quarta-feira, 23 de abril de 2014

Resista se for capaz.

Momento complicado na vida de um ser humano, principalmente se for um obeso em recuperação. Estou viajando a trabalho, longe de casa, será por mais que uma semana, milhas e milhas distante dos meus amores que estão me esperando.

Uma vez que estou fora de casa e não há o que fazer, o negócio é lembrar que o Senhor cuida dos meus meninos, do meu marido e de mim, juntar os limões da saudade e fazer uma limonada com adoçante. Um monte de coisas pra resolver e aprender no trabalho? Foco! Tem algo diferente pra fazer ou lugar novo a conhecer? Bora lá! Chegou a hora do almoço e do lanche! Foco também! Só que na dieta.

Como é difícil controlar a ansiedade nesse momento. É saudade, é cansaço, é expectativa... E A Gorda aumentando o tom de voz, isso quando não dá um berro quando colocam um muffin gigante atrás de você na mesa do café que fica exalando aquele cheirinho a tarde inteira.

"Você precisa! A Tofraca precisa comer também!" 

Difícil ser forte quando estou fraca, mas há anjinhos enviados em forma de amigos que dão aquele apoio. Comida não vai resolver. E a maior recompensa ao final vai ser voltar para os meus queridos depois, contar todas as histórias do que vivi e dar um abraço no meu marido quando subir na balança e ver que A Gorda está sob controle. Foco!!!


domingo, 13 de abril de 2014

A Gorda tem bichinho de estimação

Já conheceu alguém que tem uma galinha de bicho de estimação? Eu já e em ocasiões diferentes. Meus sobrinhos mais velhos tiveram uma que começou como um pintinho trocado por garrafa vazia que vingou, e a outra pessoa é A Gorda.

Tem que ver o carinho que A Gorda tem cuidando do bichinho. Basta a situação apertar um pouco que ela já diz:

 - Tofraca, comer ajuda! 

E como a Tofraca é bem adestrada, obedece rapidinho. E depois de uma temporada bem comportada:

- Tofraca, como houve bom comportamento, um prêmio é merecido!

A base da alimentação da Tofraca não é milho e sim a jaca, então toda hora é hora.

- Tofraca, hoje também pode!

A suA Gorda também tem uma Tofraca?


sábado, 5 de abril de 2014

Gordura é psicológica.

Preguiça. Safadeza. Falta de vergonha. Comodismo. Se duas pessoas estão comendo alguma coisa, um gordo e um magro, quem vai chamar a atenção é o gordo e pensam "tá vendo, por isso é gordo". E sempre tem aquele conselheiro cheio de amor dizendo "você deu uma engordadinha mais, não?"

Quando a gente tem sobrepeso, sabe que tem. Não precisa ninguém avisar. Brincadeirinhas e conselhos impensados doem de verdade. E levar rótulo de preguiçoso quando a gente faz tudo o que qualquer pessoa faz e se cansa mais porque tem um monte de quilos a mais carregados 24x7 não é justo.

Começar uma dieta não é "só" começar ou escutar alguém dizer que você precisa e concordar, tipo "ah, tá, sabe que é uma boa idéia eu enfrentar tudo do que eu me protejo sem a minha capa de gordura?". 

Se você emagreceu, parabéns, mas não esqueça que um dia esteve do outro lado da força. Se você nunca teve sobrepeso, lembre-se que a coisa é mais embaixo e, por favor, respeite o tempo de cada um. E se você está começando a batalha com seu Gordo Interior, o primeiro passo é reconhecer que ele existe, não é começar a dieta, e a boa notícia é que quando finalmente reconhecemos o quanto somos fracos, é que somos fortes pois podemos entregar esta fraqueza ao único que nos dá a força, segurança e proteção verdadeiras.

Gordura é sim psicológica.

sexta-feira, 4 de abril de 2014

Filé ou osso?

Vira e mexe aparecem discussões filosóficas sobre o que é melhor: filé ou osso?

Olha, tanto eu como a minha Gorda Interior estamos de acordo nessa questão: claro que filé! De frango, de carne, de peixe... Hummmm

O triste é que na verdade não se está falando de comida. É de mulher. A mulher "coisificada", que se pode escolher como se houvesse um mercado e ela estivesse na prateleira. E a prateleira está em todos os lados. Basta ver, por exemplo, fotos demonstrando o produto para o nicho de mercado que cada uma tem. Quem quer pode pegar! Ou não, pode ser só para um público diferenciado. Ou é só para ficar na vitrine mesmo.

Claro que fico muito mais feliz quando me vejo nas fotos hoje depois dos 45kg que foram para algum lugar do universo e que antes eu juntava tudo comigo. É legal comparar as fotos e ver como rejuvenesci, que a roupa cai melhor, e a disposição de hoje comparada ao cansaço crônico de antes. E principalmente mostrar que sim é possível para quem quer - isso inclui a mim ainda hoje. E tudo é vaidade, sejamos honestas. Tenho orgulho sim de ter conseguido e olhar para as fotos antigas também não me deixa esquecer o quanto sou fraca para não cair e me perder de novo.

Nunca fui nem filé, nem osso, nem bucho. E um dia desses conversando com o meu marido que acompanhou todas as minhas batalhas com A Gorda desde quando nos conhecemos, perguntei como era ter a esposa com um  corpo novo. A resposta dele foi "claro que é diferente, mas ainda é você". Amo esse homem! E ele me ama.